No ano de 2023, o projeto Mar à Vista realizou 3 visitas à Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na primeira visita, no dia 02 de junho, a professora Flavia Lins de Barros, coordenadora do projeto, apresentou uma palestra sobre temáticas ligadas ao sistema marinho e costeiro brasileiro e à Geografia Marinha. Além disso, houve pequenas exposições sobre características dos sedimentos de diferentes praias do estado do Rio de Janeiro, além de outras fichas complementares sobre temas que envolvem Geografia Marinha. Por fim, foram realizadas algumas atividades lúdicas com os jogos de caça-palavras e da memória do Mar à Vista, onde os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre os temas tratados pelo projeto de forma dinâmica e didática.
Na segunda visita, no dia 15 de setembro, o projeto Mar à Vista foi convidado para compor as atividades da escola em celebração à visita de membros da subsecretaria de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Meio ambiente do Rio de Janeiro. Neste evento, houve uma nova visita ao manguezal da região em conjunto com os estudantes e o professor de Biologia da escola, além da realização de uma nova palestra sobre temáticas da Geografia Marinha, feita pela professora Flavia. Finalmente, foram realizadas atividades lúdicas associadas aos jogos da memória e caça-palavras do Mar à Vista.
Em sua terceira e última visita do ano, no dia 18 de outubro, o projeto Mar à Vista foi convidado para participar da Feira Escola Azul, parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi desenvolvida na Escola Municipal Professor Vieira Fazenda. Neste evento, foram realizadas duas atividades distintas: em uma sala de aula, uma palestra foi ministrada pela professora Flavia e, após isso, os estudantes puderam participar de um jogo interativo sobre as diferentes feições dos ambientes costeiros, chamado “Quiz é a minha praia”; no pátio da escola, os extensionistas do Mar à Vista realizaram uma pequena exposição sobre os diferentes sedimentos das praias do estado Rio de Janeiro e uma atividade lúdica com o jogo de caça-palavras do Mar à Vista. Além disso, estava presente nesta atividade o subscretario de biodiversidade do município do Rio de Janeiro, Hélio Vanderlei.
Todas essas atividades foram extremamente enriquecedoras aos extensionistas do projeto, que puderam entrar em contato novamente com os estudantes da escola, além de representarem um fortalecimento das relações do Mar à Vista com a escola e, também, com subsecretaria de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Meio ambiente do Rio de Janeiro, que pode conhecer um pouco mais sobre a nossa atuação. Esperamos realizar muitas outras visitas nos próximos anos!