• Gestão Costeira

    Flexeiras (CE), Foto: Flavia Lins de Barros

    A gestão costeira e marinha é um processo de tomada de decisões que visa compatibilizar múltiplos usos e a conservação de maneira sustentável, através de abordagem integrada e com base ecossistêmica.

  • Estuário

    Península do Maraú (BA) Foto: Mariana Benchimol

    O estuário é uma feição que ocorre em locais de encontro de rios com o mar, resultando em deposição de sedimentos e mistura de água doce e salgada. Essa região é influenciada pelas marés, ondas e correntes, e possui grande biodiversidade, servindo de abrigo para muitas espécies.

  • Dunas

    Ilha Boa Vista, Cabo Verde, Foto: Rodrigo Guardatti

    As dunas costeiras são depósitos de areias de grãos finos formados pela ação dos ventos. Podem ser móveis ou fixadas pela vegetação.. Servem como estoque de sedimentos, reservatório de água e barreira natural ao avanço do mar.

  • Falésias

    Cassoré (CE), Foto: Paulo Pessoa

    As falésias são grandes paredões íngremes formados por rochas cristalinas ou sedimentares encontrados em vários setores do litoral brasileiro. A sua evolução se dá pela lenta erosão costeira ocasionada pela ação do mar, formando escarpas altas e sem vegetação em sua extensão vertical.

  • Geografia Marinha

    Capa do Livro Geografia Marinha (2020) Pintura de Menezes de Souza

    A Geografia Marinha estuda os processos naturais e socioeconômicos relevantes na organização dos espaços costeiros e marinhos e contribui para a gestão integrada desses espaços.

  • Cultura Oceânica

    Oceano Atlântico, Plataforma de Abrolhos, Foto: Mayara Bandeira

    A Cultura Oceânica é um movimento em escala internacional de incentivo à educação e preservação do Oceano em todos os seus âmbitos.

  • Manguezal

    Manguezal de Guaratiba (RJ), Foto: Claudia Ernest Dias

    O manguezal é um ecossistema costeiro tropical e subtropical que ocorre na transição entre o mar e o continente, caracterizado por solos lamosos, grande influência da maré e dominado por espécies vegetais típicas, os mangues.

  • Ondas

    Rocky Point, Oahu – Havaí, Foto: Mariana Drummond

    As ondas do mar possuem o vento como principal força geradora. A energia das ondas é fundamental para o transporte dos sedimentos e formação das correntes costeiras. Entender a energia de ondas e sua interação com a praia ajuda na compreensão dos processos erosivos.

  • Areia

    Areia grossa em Macaé (RJ), Foto: Josefa Varela Guerra

    A areia é um conjunto de grãos de minerais provenientes da fragmentação das rochas ou do acúmulo de carapaças de animais marinhos. O mineral predominante é o quartzo. Este material chega nas praias, principalmente

  • Marés

    Pororoca – Amapá, Foto: Valdenira Santos

    As marés são movimentos periódicos de subida e descida do nível do mar e de outros corpos d’água ligados aos oceanos, causados por interferências do Sol e da Lua sobre o campo gravitacional terrestre. Podem provocar a Pororoca, onda de maré que ocorre na costa amazônica.

  • Cordilheira Mesoceânica

    Relevo submarino, Fonte: NOAA

    A cordilheira mesoceânica é uma cadeia montanhosa submersa no centro do Atlântico. Sua origem vulcânica é de 200 milhões de anos atrás.

  • Restinga

    Tucuns, Búzios (RJ), Foto: Cristina Aznar

    A restinga é um ecossistema costeiro com fauna e floras específicas que se desenvolve sobre depósitos arenosos e que ajudam a fixar as dunas frontais que servem de proteção da praia.

Rolar para cima