-
Visitas à Escola Municipal Vieira Fazenda em 2024
No ano de 2024, a equipe do Mar à Vista fez diversas visitas à Escola Municipal Professor Vieira Fazenda!
Em março, a visita foi feita por três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ, em parceria com o professor de ciências da escola, com o intuito de pesquisar sobre os ambientes costeiros de praias e manguezais, sob orientação da Prof. Dra. Flavia Lins de Barros, também presente na visita.
No dia 11 de junho, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o projeto foi novamente convidado para celebrar com os alunos e professores. No dia, houve uma oficina de perfil topográfico da praia, realizada com os estudantes da escola, além de jogos e atividades lúdicas. Houve uma visita ao manguezal, com o auxílio dos professores para guiar a equipe e os alunos. Depois, eles puderam estudar mineralogia de sedimentos e fragmentos de rochas em um microscópio, além de fazer análise granulométrica por peneiramento de areias, ajudando-os a compreender como esse processo é feito em laboratório e a sua importância. Dentre outras atividades realizadas, os alunos puderam participar de um projeto de cartografia social, parte do projeto de mestrado da Rafaella, membro da equipe, que os auxiliou a identificar, em um mapa impresso da região da escola, pontos de interesse dos alunos, bem como locais de preservação ou degradação ambiental.
Assim, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a Geografia Marinha e as vertentes de estudo do projeto e do laboratório.No dia 29 de outubro, a equipe voltou para a escola, na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, para falar sobre poluição, sedimentos, mapeamento participativo e problemas ambientais e sociais locais. Além disso, os alunos fizeram o mapeamento participativo, reconhecendo pontos de interesse, como local de moradia, pontos de pesca e lazer, além de locais preservados ou degradados. Essa pesquisa, no fim, pode colaborar com o diagnóstico socioambiental da região.
Todas essas visitas ajudam o projeto a seguir levando a cultura oceânica e educação crítica ambiental em todas as atividades realizadas, contribuindo para transferir o conhecimento aprendido dentro da Universidade para a sociedade. Essa é a maneira que encontramos para colaborar com a sociedade, que precisa se unir para preservar o mundo em que vivemos.
-
Atividade na Escola Eliezer Max
No dia 13 de junho de 2024, a equipe esteve presente na escola judaica Eliezer Max, em Laranjeiras, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta visita, o grupo pode levar o estande do projeto, oferecendo conversas, apresentações e jogos lúdicos, mostrando mais do universo da Geografia Marinha para os estudantes. Além disso, a equipe pode participar de uma atividade especial durante a comemoração da Festa de Shavuot, que estava ocorrendo na escola, junto com os alunos e alunas do Fundamental II.
-
Visita ao Colégio Pedro II campus Realengo
No dia 16 de dezembro de 2023, o projeto Mar à Vista realizou uma atividade no sábado letivo do Colégio Pedro II campus Realengo. Com auxílio dos professores de geografia do campus, a atividade teve como objetivo a abordagem de temáticas ligadas à Geografia Marinha para alunos dos enisinos fundamental e médio. Durante o evento, foram desenvolvidas algumas atividades como: palestra sobre ambientes costeiros e a Geografia Marinha, ministrada pela professora Flavia Lins de Barros;; exposição de areias de diferentes praias do estado do Rio de Janeiro; e atividades lúdicas sobre os ambientes costeiros ligadas aos jogos “Quem sou eu?”, da memória e caça-palavras do Mar à Vista, além do jogo interativo “Quiz é minha praia” e da criação de um questionário interativo, onde os próprios alunos puderam desenvolver questões específicas sobre as temáticas vistas durante as outras atividades.
Acesse, também, a matéria sobre o evento publicada no portal oficial do Colégio Pedro II: https://www.cp2.g12.br/blog/re2/2023/12/19/evento-de-geografia-estudo-dos-mares-e-oceanos/