-
Participação na I Mostra de divulgação científica do PPGBIO – UNIRIO
No dia 05 de outubro de 2023, o projeto Mar à Vista participou da I mostra de divulgação científica do Programa de Pós Graduação em Biologia da UNIRIO (PPGBIO-UNIRIO). O projeto foi convidado pela organização do evento para compor uma exposição de projetos ligados à divulgação científica direcionada a estudantes dos 6°, 8° e 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Minas Gerais, sediada em frente ao campus Pasteur 458, onde o evento ocorreu. Foram desenvolvidas duas atividades durante o evento: exposição “Caminho das Areias”, com auxílio da lupa disponibilizada pelo evento, que possibilitou uma visualização mais ampliada das areias disponíveis; e uma atividade lúdica com o jogo interativo caça-palavras Mar à Vista.
-
Participação na XXVII BioSemana da UFRJ
No dia 22 de setembro de 2023, o projeto Mar à Vista participou do evento “Biodivulga”, parte da XXVII BioSemana do curso de Biologia da UFRJ. Sediado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS-UFRJ), o evento teve como objetivo a exposição de projetos que trabalham com divulgação científica, sendo o projeto Mar à Vista o único expositor ligado à área da geografia. Durante o evento, os extensionistas do Mar à Vista puderam dialogar com os estudantes de biologia e outros visitantes que vieram prestigiar o evento, além de demonstrar um pouco das atividades que são desenvolvidas no âmbito do projeto. 3 atividades foram desenvolvidas: exposição “Caminho das Areias” sobre sedimentos de diferentes praias do estado do Rio de Janeiro; atividade com o jogo caça-palavras Mar à Vista; Exposição da maquete de simulação do CoastSnap e um banner explicando a metodologia.
-
Visita às instalações da Benthic do Brasil, parceira do projeto Mar à Vista
No dia 19 de julho de 2023, o Projeto Mar à Vista visitou uma das empresas que nos apoia, a Benthic do Brasil, líder global em pesquisa, análise e projeto geotécnico marinho offshore, presente há 30 anos no mercado. Fomos guiados pelos cientistas da empresa que abriram as portas de suas instalações para nos mostrar todo o processo de análise de seus solos, além de nos apresentar o PROD (Portable Remotely Operated Drill), que é capaz de coletar 100 metros de sedimento e rochas do fundo oceânico. Participaram da visita os bolsistas Hugo Brandão, Malick Diop, Pedro Ramos, Romulo Dutra, além das extensionistas Rafaella Sade, Rayza Manuella e o pesquisador associado ao laboratório Pedro Torres.
A Benthic do Brasil está localizada no Parque tecnológico da UFRJ e está aberta para visitação, bastando ser feito o agendamento. Para mais informações acesse: https://www.parque.ufrj.br/visitas-benthic/