Monitoramento

O Laboratório apresenta duas frentes de monitoramento costeiro, o participativo e o topográfico. O primeiro é realizado utilizando-se a metodologia do Projeto CoastSnap, uma iniciativa mundial de monitoramento praial e da linha de costa por meio de práticas de ciência cidadã. Os frequentadores desse ambiente costeiro, por meio de fotos periódicas retiradas nas estações fixas do projeto, são a peça chave para a aquisição de dados referentes à dinâmica das praias, seus processos e agentes costeiros envolvidos.

Por sua vez, o segundo envolve a ida a campo para a aquisição de dados referentes ao engordamento ou estreitamento da faixa de areia e medição de parâmetros oceanográficos e meteorológicos, como as características das ondas e dos ventos. Por ser uma modalidade que necessita de uma robustez maior de dados e a necessidade de conhecimentos prévios, tal monitoramento é realizado pelos membros do laboratório. Historicamente o laboratório realiza monitoramentos contínuos em praias das zonas Oeste e Sul carioca, Barra de Maricá e Região dos Lagos.

Atualmente, são utilizadas trenas e balizas milimetradas, conhecido como “método das balizas de Emery”, que consiste na leitura da diferença de nível entre duas balizas, distantes em 2 m cada uma, desde o pós-praia (por vezes onde estão presentes os calçadões) até o ponto onde as ondas quebram.

Técnica de balizas de Emery sendo aplicada em Ipanema
Nível topográfico e Tripé
Nível topográfico e régua
Nível mirando na régua
Esquema Baliza Emery
Balizas de Emery Ipanema
Baliza e régua para topografia
Medição de perfil topográfico com balizas de Emery no Arpoador, Rio
Estação CoastSnap na praia do Peró, em Cabo Frio.
previous arrow
next arrow
 

Links:
https://www.spotteron.com/coastsnap/
https://www.coastsnap.com/

Rolar para cima